Cuidados com o veículo são extremamente importantes durante todo o ano.

No entanto, com as festas de fim de ano chegando, é importante ficar ainda mais atento, principalmente se você pretende sair em viagem para curtir suas férias ou visitar a família.

E se você estiver se planejando para isso, é preciso pensar no item mais importante da sua viagem, a sua SEGURANÇA.

Mesmo que você não vá viajar longas distâncias, deve lembrar que nesta época do ano o trânsito tende a ficar intenso em todos os lugares, exigindo ainda mais a sua atenção e o bom funcionamento do seu carro.

Para não esquecer nenhum detalhe na hora de fazer a sua revisão de final de ano, nós separamos algumas dicas que vão lhe ajudar durante o processo. Vamos conferir?

Antes dos cuidados técnicos

Antes de começarmos a falar sobre as dicas técnicas para o seu carro, vale lembrar da importância do planejamento do trajeto em caso de viagens mais longas.

Se possível, opte por trajetos com estradas com melhor estado de  conservação, para evitar danos ao seu veículo durante a viagem.

Porém, se não tiver escolha e precisar dirigir em estradas mal conservadas, opte por realizar a sua viagem durante o dia. No caso de uma colisão, pneu furado ou outros problemas com o seu carro, o fator psicológico de poder enfrentar estes problemas na luz do dia já lhe ajuda a manter a calma, reparar o estrago e continuar a sua viagem.

1. Cuidados com Pneus

Acredite, o estepe é o seu melhor amigo.

Portanto, não deixe ele pra trás durante as suas viagens, pois a sua ausência pode transformar um contratempo em um problema gigante.

Isso sem falar que ele é um item obrigatório de acordo com o Código Nacional de Trânsito e, obviamente, deve estar em condições de uso.

Se você perceber que há uma ou mais bolhas nos seus pneus, você deve fazer a troca imediatamente. As bolhas são um indicativo de dano estrutural irreversível, levando a sérios riscos de explosão, principalmente na estrada, onde o pneu é exposto constantemente a uma temperatura maior, elevando sua pressão interna.

Desgaste irregular na banda de rodagem do pneu é um sinal de desalinhamento da suspensão, ou de uso de pressão inadequada no pneu por longos períodos.

De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos do pneu devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade.

É pouco se comparado a um pneu novo, com 8 mm em média. Eles são essenciais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida e perigosa aquaplanagem.

Lembre-se de checar a pressão de todos os pneus, e leve em conta a quantidade de passageiros e o volume de bagagem que o carro irá transportar, pois, quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.

Passe em um dos postos do Grupo Berimbau e calibre os pneus do seu veículo.

2. Alinhamento e balanceamento 

Guiar um carro que obedeça seus comandos parece óbvio, porque então deixar ele todo desregulado?

No entanto, aqui está uma dupla que sempre é deixada de lado na hora da revisão de final de ano.

Itens silenciosos e que só apresentam problemas quando já estamos em viagem. Pois, geralmente os sintomas de mau funcionamento desses itens, costumam aparecer somente em velocidades mais altas.

As Vibrações ao volante, no caso de uma roda desbalanceada; ou direção desalinhada (o carro puxa para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica.

Quando estes problemas chegarem a se manifestar, você já pode estar a meio caminho da sua viagem de final de ano.

Não se esqueça de fazer a revisão desses itens importantes.

3. Cuidados com a Suspensão

Rangidos, batidas secas ou ruídos que se assemelham a algo frouxo devem ser investigados.

Portanto, é hora de abaixar o som e pedir silêncio dentro do seu carro, pois os pequenos barulhos que surgem com o automóvel em movimento podem indicar problemas importantes.

Faça a revisão sempre que perceber algo diferente. As condições das vias utilizadas em trajetos diários podem levar a um desgaste de partes da suspensão antes do prazo previsto na revisão do veículo.

4. Itens de segurança

Triângulo, macaco, chave de roda.

Se estes três primeiros itens estão abandonados dentro do seu carro desde… você nem sabe quando, é hora de conferir o funcionamento de cada um deles antes de pegar a estrada.

Um triângulo que esteja com a haste de apoio quebrada não vai lhe ajudar muito em caso de emergência, não é mesmo?

Vale lembrar de checar também a validade e funcionamento do extintor de incêndio e se os cintos de segurança estão acessíveis para os passageiros.

Até porque, se o veículo for parado pela Polícia Rodoviária, você terá grandes problemas se tudo não estiver em ordem. Assim como se você viajar com bebê no seu colo ou com crianças pulando soltas no banco de trás.

Cadeiras de bebê são um item obrigatório. Com crianças no carro você precisa ter cadeirinhas equivalentes à idade de cada uma.

Verifique se os equipamentos estão bem presos e se as crianças estão confortáveis.

5- Fluidos

Ao rodar em estradas o motor é submetido a um esforço maior do que no ciclo urbano. Por isso na sua revisão de final de ano, antes de viajar, é muito importante checar o nível dos fluidos, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros, assim como a presença de vazamentos.

Líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e ainda o nível do combustível do reservatório de partida a frio (para carros flex).

O fluido de freio, por exemplo, é responsável por transmitir a força do pedal até as rodas, e uma das suas principais características é absorver a umidade do ambiente. A troca deste fluido é necessária, pois o excesso de água pode prejudicar o sistema geral de frenagem, impedindo seu bom funcionamento e comprometendo a segurança do seu carro.

O fluido do radiador tem como função manter o motor frio, por isso o radiador sempre tem que estar com líquido de arrefecimento em ordem.

No entanto, tome alguns cuidados. Antes de verificar o nível da água, desligue o carro e aguarde alguns minutos para abrir a tampa do radiador, caso contrário a água poderá sair com muita força e queimar a sua mão ou outras partes do corpo.

Feito esse procedimento, retire a tampa e veja se a água está abaixo do nível indicado, se sim, é só completar.

Passe em um dos postos do Grupo Berimbau e verifique a água do reservatório.

Cuidados extras

Não descuide dos cuidados de outros elementos importantes como a embreagem.

Perceba se a embreagem está pesada ou se o carro está trepidando. A revisão ainda abrange o nível do óleo da caixa de câmbio e detecta se há vazamento entre a caixa e o motor. No caso das hidráulicas, também se verifica se há vazamento do líquido da caixa.

Antes de partir para a sua viagem de final de ano, também é importante conferir se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente. Trocar uma lâmpada queimada é algo rápido e que pode prevenir um acidente grave.

Itens como sistema de ignição e injeção, molas e amortecedores, rolamentos de roda, pastilhas de freio e a correia dentada do motor também merecem sua atenção antes de pegar a estrada.


Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)