O sistema de arrefecimento é uma parte vital para qualquer veículo. Durante o funcionamento do motor, cerca de 60% da energia contida no combustível se transforma em calor. Uma boa parte sai pelo escapamento e o restante precisa ser dissipado pela água, óleo e ar.

Quais os problemas mais comuns?
Nos veículos atuais, grande parte dos problemas é gerada pela falta de cuidado ou perda de parte do líquido de arrefecimento. Muitos motoristas se acostumam com a situação, ficam completando a água e, numa utilização mais severa, o prejuízo certamente chega.

Veja quais são os problemas que aparecem com maior frequência!

  • Líquido de arrefecimento: Um cuidado básico, mas que a maioria das pessoas ignora, é realizar a troca preventiva do fluido. O ideal é abastecer o sistema com uma mistura de água desmineralizada e o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo na proporção correta. Desconfie de aditivos baratos!
  • Vazamentos: Esse problema acontece principalmente nos encaixes das mangueiras e tubulações, na união da colmeia com as caixas plásticas do radiador, no reservatório de expansão, nos selos do motor, no sistema de ar quente, na bomba d’água e, num caso mais grave, na junta do cabeçote queimada. Na hora do diagnóstico, fique atento se o vazamento não é pequeno e está caindo sobre uma parte quente do motor. Essa situação pode confundir bastante. Se o carro estiver usando o aditivo corretamente, veja se não ficaram marcas onde o líquido está evaporando.

Quais são as peças que precisam de atenção?
Algumas das muitas peças que formam o sistema de arrefecimento costumam ser mais problemáticas do que outras. Então, é bom começar o diagnóstico por elas. Vamos relembrar quais são?

  • Válvula termostática: Responsável por controlar o fluxo do líquido de arrefecimento dentro do motor, é uma velha conhecida dos mecânicos. Por ser lendária, a informação de que a válvula termostática pode provocar superaquecimento, alguns donos de carros insistem em removê-la do sistema. Mas isso não é recomendado e seguramente vai gerar outras falhas.
  • Ventoinha: Nos veículos modernos, o eletroventilador costuma ser acionado de duas formas: pelo interruptor térmico (o famoso “cebolão”) ou pelo módulo da injeção eletrônica, a partir da informação enviada pelo sensor de temperatura.
  • Problemas no radiador: O radiador costuma ter problemas bem visíveis: vazamentos, trincas nas partes plásticas, obstrução interna ou deficiência na troca térmica. Faça uma inspeção cuidadosa em todo o componente, veja o estado das aletas e teste o fluxo interno com água sob pressão.
  • Bomba d’água: Na bomba d’água, fique atento aos sinais de vazamentos, problemas (folga ou barulho) no rolamento, desgaste por corrosão ou danos ao plástico do rotor e ainda falhas no sistema de acionamento, seja por polia e correia ou par de engrenagens.
  • Mangueiras e abraçadeiras: É outro ponto do sistema que merece uma inspeção cuidadosa e a troca preventiva ao menor sinal de problema. Se você notar que alguma mangueira perdeu a flexibilidade, está com microtrincas ou tem crostas internas, não deixe passar e substitua. A seguir, confira se as abraçadeiras estão em ordem, sem sinais de corrosão ou parafusos espanados. Na hora da troca, siga sempre o modelo original do veículo. Para completar, também verifique as tubulações, principalmente as conectadas no motor.

Caso identifique algum problema no sistema de arrefecimento do veículo procure um mecânico de sua confiança.

Fonte: https://blog.nakata.com.br/sistema-de-arrefecimento-os-cuidados-que-podem-fazer-a-diferenca/

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