Claro que todos os itens do seu veículo merecerem sua atenção e manutenção preventiva.

No entanto, existe um conjunto de itens que devem ser verificados com ainda mais cuidado e periodicidade para garantir maior segurança e economia para você.

Por isso, trouxemos uma lista com itens que não podem ficar de fora na hora de realizar a manutenção preventiva do seu veículo.

Continue lendo e confira! 

1. Sistema de freio

Os freios são sem dúvidas um dos itens mais importantes para a segurança dos ocupantes do veículo e merecem muita atenção.

O conjunto de freios é composto por uma série de recursos, como o pedal, fluído de freio, servo freio, cilindro mestre, discos e tambores (ou somente discos, dependendo do automóvel), pastilhas, lonas e mangueiras, e canos.

Cada componente possui o seu tempo de vida útil. As pastilhas, por exemplo, costumam durar cerca de 25 mil km, assim como os discos.

Já os tambores e as lonas possuem uma duração média de 50 mil km. As outras peças devem ser trocadas apenas quando apresentarem um desgaste significativo.

No entanto, a manutenção preventiva deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros para evitar qualquer tipo de surpresa. Assim, você acompanha o desgaste de cada item e saberá quando a substituição sera feita.

2. Óleo do motor 

O óleo do motor é muito importante para manter o bom funcionamento do motor. Ele é responsável por lubrificar as peças internas, reduzindo o atrito e evitando o desgaste excessivo dos componentes. Além de manter a temperatura e eliminar as impurezas do conjunto.

Portanto, é importante verificar com frequência a qualidade e o nível do óleo. Lembrando que, é recomendado que a troca seja realizada entre 10mil e 15 mil quilômetros rodados ou 6 meses, o que acontecer primeiro.

Você pode conferir o nível e qualidade de óleo em casa mesmo, porém, caso tenha alguma dúvida, procure um posto do Grupo Berimbau e peça ajuda de um frentista para fazer a avaliação.

E quando necessário, utilize o nosso serviço de troca de óleo também.

3. Óleo do câmbio

Já o óleo da caixa de câmbio atua como lubrificante das peças internas do conjunto, além de refrigerar e limpar o sistema de direção.

Alguns modelos com câmbio manual não necessitam da substituição da substância. Neste caso, você deve pedir ao seu mecânico somente para checar o nível do óleo a cada 10 mil km e completa-lo caso necessário.

Por outro lado, num câmbio automático, é recomendada a troca do óleo a cada 50 mil km, de acordo com o seu veículo e o fabricante. Você precisa checa-lo a cada 20 mil ou 30 mil km devido à possibilidade de vazamento.

4. Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento tem como função manter a temperatura do motor em equilíbrio.

Esse sistema é composto pela bomba d’água, válvula termostática, radiador, ventoinha, reservatório de expansão de água, sensores de temperatura, líquido de arrefecimento, tubulações e mangueiras.

Para manter o seu veículo em boas condições e evitar dores de cabeça, é indicado que o líquido de arrefecimento seja substituído a cada 30 mil km ou um ano, a válvula termostática a cada 70 mil ou 100 mil km. Já os demais componentes, devem ser avaliados durante a manutenção do conjunto e a troca feita conforme os desgastes apresentados pelas peças.

Você pode fazer a verificação do nível do líquido de arrefecimento do seu sistema de forma simples. Em caso de dúvidas, procure um posto de combustível para que o frentista te ajude a identificar se é necessário completar ou trocar o líquido.

5. Filtros

Os filtros de ar, combustível e óleo possuem a função de impedir que impurezas cheguem no sistema de ar, combustível, no tanque e no sistema de alimentação e na lubrificação do motor, respectivamente.

Portanto, é recomendado trocar o filtro de ar a cada 10 mil km ou numa quilometragem menor em caso de uso constante.

Já o filtro de combustível, deve ser trocado entre 10 mil e 15 mil km. O filtro de óleo deve ser substituído sempre com a troca de óleo, entre 10 mil e 15 mil km.

A manutenção costuma ser rápida, fácil e econômica.

6 – Pneus

Assim como os freios, o conjunto de rodas e pneus também são importantes para garantir a segurança dos ocupantes de veículo.

Quando são utilizados em condições ruins, podem provocar acidentes sérios.

E diferente dos demais itens, o desgaste desse item pode variar drasticamente de acordo com o uso aplicado.

Portanto, a manutenção periódica das rodas e dos pneus é essencial para ter certeza de que não há riscos para você e sua família.

O alinhamento e o balanceamento deve ser realizado a cada 5 mil km rodados, assim como o rodízio dos pneus.

Você deve ficar atento ainda aos pneus carecas, que devem ser substituídos quanto antes. Pois, além de ser perigoso, também pode ser motivo para multas.

7. Velas de ignição

As velas são importantes componentes para a partida do veículo.  São elas as responsáveis por fornecerem a centelha, também chamada de faísca elétrica, que é responsável pela partida do motor.

É importante lembrar que as velas de ignição trabalham em condições extremas, por isso temos que ficar atentos, pois, permanecer com velas desgastadas poderá causar danos ao motor como dificuldade na partida, desempenho abaixo do esperado, marcha lenta desregulada e aumento no consumo de combustível.

8. Palhetas e limpadores de para-brisa

Normalmente, os motoristas acabam se lembando das palhetas e dos limpadores para-brisa somente em condições de chuva. Deixando para fazer sua troca apenas quando começam a apresentar rangidos e principalmente, ineficácia na hora de limpar os vidros. 

É importante prestar atenção na borracha dos limpadores, pois, esse costuma ser o componente com mais desgaste. Não apenas pelo seu uso, mas também pela exposição frequente ao sol. Isso pode fazer com que a borracha fique ressecada e apresente problemas.

O recomendado é fazer a troca da borracha em um intervalo de 3 a 4 meses. Já os outros componentes devem ser trocados quando apresentarem desgaste ou defeitos. 

Você também pode gostar de: Motivos para começar a fazer manutenção preventiva no seu veículo


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