Carrocerias são as estruturas que envolvem um veículo e que, normalmente, define sua forma.

Geralmente é constituída pelo compartimento do motor, cabine dos passageiros e bagageira ou porta-malas.

Com a popularização dos automóveis, surgiram diversas variações e modelos de carros.

Cada modelo possui uma característica que pode influenciar a sua escolha, dependendo do que você precisa e espera de um veículo.

Mas você sabe a diferença entre as carrocerias e qual se adapta melhor ao seu estilo de vida ou trabalho?

Continue lendo o este artigo e tire suas dúvidas!

Carrocerias Hatch ou hatchback

Essa carroceria está presente na maioria dos carros populares e muito conhecido apenas como modelo hatch.

Antigamente, era comum a fabricação de modelos com apenas duas portas, o que tornava um veículo mais barato. No entanto, está cada vez mais popular a fabricação de veículos hatch com quatro portas.

Contudo, seu valor continua sendo mais acessível mesmo com esse “up grade”.

Uma das suas principais características e vantagens é seu tamanho compacto, o que garante maior facilidade em manobras para estacionar. Além disso, também costumam ser bem mais leves e podem rodar com motores menos potentes e, consequentemente, são mais econômicos no consumo de combustível.

Sendo assim, ele é perfeito para pessoas que moram em grandes cidades, com pouco espaço e que pretendem economizar.

No entanto, não é indicado para pessoas que costumam viajar muito e sempre com muita bagagem, já que esse modelo não possui um porta-malas grande. Também não é indicado para famílias numerosas, pois seu espaço interno também é bem compacto em comparação a outros modelos.

Sedan

O sedan é uma extensão do modelo hatch e costuma oferecer mais espaço e conforto em seu interior.

São fabricados com quatro portas e lugar para quatro ou mais passageiros.

Também é conhecido como três volumes, pois contem três compartimentos separados e distintos., sendo eles: compartimento do motor, compartimento dos passageiros e compartimento de bagagens.

Ele é perfeito para quem procura conforto, amplo espaço interno e maior capacidade do porta-malas. Portanto, é ideal para famílias com filhos e que costumam viajar com grande número de bagagens ou precisam desse espaço para transportar materiais de trabalho.

Uma desvantagem desse modelo é quanto às manobras e estacionamento, pois são carros mais extensos, dificultando um pouco essas ações. O consumo maior de combustível também é outra desvantagem em relação ao hatch, já que seu motor é geralmente mais potente.

Carrocerias Van e Minivan

A Van é um tipo de carroceria utilizada para transporte de mercadorias, ferramentas ou grande número de pessoas. Dependendo do tipo da van que pode ser maior ou menor do que um caminhão ou uma SUV, e maior do que um automóvel.

Modelos menores, são conhecidos como minivans, são comumente usados para o transporte de famílias grandes. Já os modelos maiores com assentos de passageiros costumam servir para transporte de alunos e passageiros em geral.

No Brasil, esses veículos foram incorporados à frota urbana para o transporte público de passageiros. Assim como para a realização de entregas pelos correios e transportadoras.

Sendo assim, esse modelo de carroceria é indicada para quem procura algo mais personalizado, que se adapte as suas necessidades.

Costumam ser confortáveis quando destinadas ao transporte de passageiros. No entanto, é necessária grande habilidade do motorista para estacionar e transitar em vias movimentadas.

 Picape


Picapes são veículos procurados por quem necessita transportar mercadorias com volume que excede a capacidade dos carros convencionais.

O nome vem do termo em inglês “pick-up“, que significa carregar. São compostas pelo capô frontal que guarda o motor, a área de passageiros geralmente para duas pessoas e a carroceria.

Como principal característica, este tipo de automóvel possui caçamba traseira descoberta.

Nos modelos comuns o assento traseiro não existe para possibilitar ganho na capacidade de carga, na variação cabine estendida há ainda um compartimento porta-malas interno localizado atrás dos bancos.

Picapes para cinco pessoas também estão disponíveis no mercado, são as chamadas, cabine dupla.

Esse modelo de carroceria atende tanto ao motorista comum, que usa a caçamba para o transporte de equipamentos ou compras de supermercado, quanto o profissional, que tem na picape o veículo ideal para o uso no trabalho: pedreiros, encanadores, eletricistas, prestadores de serviços em geral.

USV – utilitários esportivos

Carroceria USV é muito popular nos Estados Unidos e combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma pickup.

Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por “peruas” ou SW (station wagons).

Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas.

Esse modelo possui uma boa altura para o solo e a maioria é 4X4, o que é característico em modelos de carroceria PickUps ou Jipes. Possuem grande tração e são perfeitos para quem costuma andar em áreas rurais e irregulares.

São altamente espaçosos internamente e possuem uma ótima capacidade de carga, são carros “tamanho família” e uma boa parte deles contém uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.

Uma das desvantagens desse modelo, é o grande consumo de combustível e seu valor elevado, já que, a maior parte dos modelos, sãos  importados, assim como suas peças de manutenção.

Jeep

Ainda falando de modelos altos e com boa tração, entramos no modelo de carroceria do jeep.

O conceito de Jeep surgiu na 2ª Grande Guerra Mundial e foi feito para passar por qualquer tipo de terreno. Inclusive para o uso severo em trilhas ou para caminhos em terrenos muito acidentados.

Esses tipos de carrocerias de carros tem como ponto fundamental a altura para o chão, o que proporciona alcance muito maior do que carros convencionais. Em um terreno alagado, por exemplo.

São modelos 4X4, o que também ajuda em trilhas complicadas, e possuem motores geralmente a Diesel bastantes potentes.

Portanto, é o tipo de carroceria ideal para quem ama trilhas e aventuras.

No entanto, não é muito indicado para cidades, já que costuma consumir mais combustível e não utilizará toda a sua potência.

Modelo de carrocerias Sport Coupê

Com certeza esse modelo é o sonho de muita gente.

O Sport Coupê é a carroceria de super máquinas como, por exemplo, os carros da Ferrari, Lamborghini, Bugatti e etc.

Ou seja, estamos falando de carros super esportivos e que são feitos para andar em ótimas estradas a altas velocidades com segurança total.

A sua característica mais marcante é a sua potência e a força incrível de seus motores. Como um carro super esportivo, a altura para o chão também é muito pequena, não passando de 18 cm! Quando em carros convencionais o comum é 30 cm.

O valor e alto consumo de combustível são questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher esse tipo de carroceria.

Outra questão importante, é o espaço interno, ou melhor, a falta de espaço. Normalmente, há espaço apenas para o motorista e um passageiro, e seu motor ocupa todo o espaço do parta-malas do veículo. Deixando apenas o espaço do capô como compartimento para bagagens.

Ainda existem outros modelos de carrocerias não muito populares no Brasil como: 

Crossover: Combinação de características de vários tipos de carrocerias, normalmente hatch, sedan e SUV.  O que o torna um veículo relativamente versátil, apesar de os custos serem um pouco mais altos do que a média.


Gostou desse artigo? Então, fique de olho em nosso blog para receber muito mais informação sobre o mundo automotivo.

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)