Além do valor estético, as calotas também protegem o pneu de danos na parte metálica, contra batidas, pequenas pedras e até contra danos do próprio tempo. Já viu um carro perder a calota? Isso pode ser perigoso visto que pode acertar um outro veículo em movimento e pedestres. Por isso vamos avaliar quatro dicas para que você possa cuidar bem de suas calotas.
As calotas podem se soltar por varias situações. Vamos analisar 4 e descobrir o que podemos fazer.
1) Problemas com o asfalto
Quando seus pneus passam por buracos e irregularidades no péssimo asfalto brasileiro, a estrutura de fixação das valotas vai se deteriorando. Com o tempo, elas não conseguem mais se prender às rodas, tornando necessário reparos ou até a troca. A perda da calota pode ser evitada, nesse caso, com uma rápida verificação diária dos pneus para ver se há algum dano visível ou se as calotas estão um pouco bambas nas rodas. No caso de levar a calota para um reparo, retire-a do veículo antes de colocá-lo em movimento e leve ao seu mecânico de confiança.
2) Manobras para estacionar
Ao manobrar seu veículo para estacioná-lo, qualquer esbarrão em obstáculos feito com a roda pode danificar a estrutura. Ao ouvir qualquer barulho, pare o carro e refaça a manobra, estacionando corretamente o veículo e verificando imediatamente o dano causado aos pneus. Se houve dano às calotas, não se esqueça de retirá-la, guardá-la e levá-la para reparos o quanto antes.
3) Velocidade excessiva
Velocidades muito elevadas causam trepidações nas rodas que podem danificar a fixação das mesmas. Principalmente antes e depois de viagens mais longas, verifique a estrutura das calotas antes que seja tarde demais, além de respeitar os limites de velocidade. Se necessário, peça ao seu mecânico para fazer algum tipo de reforço nas calotas para uma viagem ou um reparo temporário, se no seu destino você verificou que houve algum dano.
4) Dilatação ocasionada pelo calor
Em temperaturas muito quentes e também com o uso excessivo dos freios, o calor pode aliviar as presilhas das calotas e elas se soltarem das rodas. Sempre no verão, é hora de ver a estrutura delas e dar um reforço básico para a estrutura, antes de perder as calotas no meio do caminho.
Gostou dessas dicas? Tem alguma outra que gostaria de falar? É só deixar aqui nos comentários. Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos que também vão gostar de saber dos cuidados necessários para evitar que as calotar soltem.
Fonte: https://www.carrodegaragem.com/porque-calotas-soltam-como-evitar/