Muitas pessoas não sabem que alguns cuidados com a manutenção do veículo e no modo de dirigir podem diminuir consideravelmente o consumo de combustível. Hoje temos algumas dicas para você.

  • Pneus: Velocidade, peso, calibragem, desenho da banda de rodagem, estrutura e conservação influenciam na resistência do rolamento e são responsáveis por até 20% do consumo de combustível. Para diminuir o consumo é importante ter as rodas alinhadas e ter atenção com a calibragem.
  • Lubrificante: O produto precisa ter baixa viscosidade para gerar maior economia, isso também diminui os efeitos nocivos ao meio ambiente e aumenta a durabilidade do propulsor.
  • Velas: Sua função é gerar energia na câmara de combustão para que ocorra a queima da mistura ar/combustível. Se há avaria nas velas ou se atingir o prazo de validade, elas precisam ser trocadas, pois a queima será irregular e aumentará muito o consumo de combustível.
  • Carga: O excesso de peso no veículo pode aumentar muito o consumo de combustível. Se o veículo estiver transportando 50 quilos acima do recomendado pelo fabricante, o consumo aumenta em 1%.
  • Velocidade: O consumo de combustível do carro aumenta 20% quando está acima de 100km/h. Dirija sempre dentro do limite de velocidade e mantenha as janelas fechadas quando estiver acima de 80 km/h, pois os vidros abertos comprometem a aerodinâmica do carro e aumentam o consumo.
  • Sonda lambda: Chamada também de sensor de oxigênio, fica localizada no escapamento e tem como função principal analisar a mistura ar/combustível produzida durante a combustão do motor. Caso ela esteja com problema, essas informações ficam erradas e pode ter maior injeção de combustível na câmara de combustão, sem necessidade. Com isso, o consumo é aumentado.
  • Filtro de ar: Responsável por filtrar o ar que entra no motor para a combustão, o filtro pode aumentar o consumo de combustível devido ao acúmulo de impurezas, que prejudicam a queima, obrigando o motor a injetar mais álcool ou gasolina.
  • Bobina: A bobina é responsável por gerar a corrente necessária para a queima de combustível. Em caso de problema, o sistema pode apresentar falhas, como perda de potência e consumo exagerado. Esse aumento se deve porque não há tensão suficiente para queimar o combustível, aumentando a quantidade injetada.

Acessohttp://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/as-principais-causas-do-alto-consumo-de-combustivel/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)