Muitas pessoas não dão a devida atenção aos seus veículos o que, no futuro, pode dar enorme dor de cabeça e prejuízo.
Entre as peças que são deixadas de lado, a correia dentada (também chamada de correia sincronizadora) é uma das mais importantes. É ela que realiza a ligação e a sincronização entre o vibraquim do motor e o eixo-comando de válvulas. Ela é responsável pela abertura e fechamento das válvulas (de admissão e escapamento) no momento exato.
Apesar de extrema importância, a correia dentada não costuma emitir ou dar indícios de problemas. Quando ocorre o seu rompimento, ela trava o motor e pode danificar ou quebrar o eixo-comando, válvulas e pistões.
Com isso, o motor precisará ser retificado ou será necessário um novo. Então, o ideal é que se realize a manutenção preventiva do veículo periodicamente. Além da ruptura podem acontecer outros problemas como o afrouxamento da correia, desalinhamento e desgaste das polias, graxa e óleo nas correia, entre outros.
Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 40 a 50 mil km ou 3 anos (em média). Porém, os proprietários não devem considerar esse tempo previsto como certo. Quando o carro está ligado, as peças estão funcionando normalmente mesmo não gerando quilometragem. Assim, continuam se desgastando e isso não é levado em consideração.
Por isso, muitas vezes, é preciso realizar a troca da correia dentada antes de chegar no prazo estabelecido no manual. Ao trocá-la costuma-se trocar também o esticador e o rolamento das polias. A bomba de água também deve ser verificada já que é acionada pela correia.
Fonte: https://www.carrodegaragem.com/correia-dentada-dura-tempo-previsto-manual/