Na hora de comprar um carro, o tipo de direção é um fator decisivo. As direções hidráulica, elétrica e eletrohidráulica estão ganhando espaço no mercado automotivo, deixando para trás, a direção manual, sistema totalmente mecânico, que exige maior esforço do motorista na hora das manobras.
Nos veículos leves, o sistema de direção hidráulica é constituído por caixa de direção tipo pinhão e cremalheira e contém reservatório de óleo, bomba hidráulica e tubulações de baixa e alta pressão. Esses componentes são importantes para auxiliar no movimento de rotação do volante, deixando a direção mais leve.
Qual a função do óleo da direção hidráulica?
Chamado também de fluido de direção hidráulica, ele lubrifica as peças do sistema e ajuda a controlar a temperatura dos itens que compõem a caixa de direção.
Quando realizar a troca?
Antes, é bom saber que o óleo não pode baixar o nível. Se isto acontecer é porque há algum problema no sistema.
A troca é indicada por volta dos 50 mil quilômetros. Se a quilometragem não for atingida em dois anos, é preciso substitui-lo mesmo assim, do contrário, a direção ficará pesada e podem ocorrer danos nas peças.
E não basta substituir o óleo. É importante fazer a limpeza de todo o sistema, principalmente se houver queda no nível do lubrificante no reservatório e haja diagnóstico de contaminação, afinal, as impurezas acumuladas com o tempo são prejudiciais ao bom funcionamento da direção hidráulica.
Atenção!
O fluido hidráulico a ser utilizado no seu carro deve ser aquele que está indicado no manual do veículo. Deve-se ainda obedecer às indicações dos lubrificantes recomendados pelas fabricantes.