Saiba o que querem dizer aquelas letrinhas aparentemente sem sentido

Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas, e o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla. Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.

Chevrolet

onix ltz

  • LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.
  • LT – Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.
  • LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
  • RS – Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.
  • SS – Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade.

Citroën

Abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra) recentemente, passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).

Dodge

  • SXT – Standard Extra. Representa versões de entrada.
  • R/T – Road/Track. Representa versões adaptadas também ao uso fora de estrada, algumas delas de topo de linha.

Fiat

Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha) e T-JET (em referência ao motor turbo).

Ford

  • S, SE e SEL – curiosamente, essas siglas não têm significado específico.
  • XLT – Extra Luxe Total. Representa algumas versões de topo de linha.
  • ST – Sports Technology. Representa as versões esportivas.

Também há a designação Titanium, a mais utilizada para versões de topo de linha.

Honda

  • DX – De Luxe. Representa as versões de entrada.
  • LX – Luxury. Representa as versões intermediárias.
  • EX – Executive. Representa uma das versões mais incrementadas.
  • ELX – Electronic Luxe Extra. Representa a versão de topo.

Nissan

Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).

Peugeot

Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).

Renault

Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).

Toyota

  • XEi – Extra Executive. Representa a versão intermediária
  • X – eXtra. Representa a segunda versão mais modesta do Etios.
  • XS – eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Etios.
  • XLS – eXtra Luxe Standard. Representa a segunda versão mais incrementada do Etios. A de topo de linha ganhou o nome Platinum

Volkswagen

Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo). No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas.

gti

  • GTI – Gran Turismo Injection
  • GTD – Gran Turismo Diesel
  • GTE – Gran Turismo Electric

Você pode gostar de:

Seminovo: Como fazer uma boa escolha na hora da compra

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)