Saiba o que querem dizer aquelas letrinhas aparentemente sem sentido
Cada carro tem versões mais modestas e mais incrementadas, e o nível de equipamentos pode ser representado por uma sigla. Mas você efetivamente sabe o que elas significam? Confira abaixo o que representa cada um desses termos aparentemente sem sentido.
Chevrolet
- LS – Luxury Standard. Representa as versões de entrada de alguns modelos.
- LT – Luxury Touring. Representa as versões intermediárias de alguns modelos e de entrada de outros.
- LTZ – Luxury Touring + a letra Z, por ser a última do alfabeto. Representa a versão de topo de linha.
- RS – Rally Sport. Representa as versões apimentadas dos modelos.
- SS – Super Sport. Para versõs esportivas com apelo de maior exclusividade.
Citroën
Abandonou siglas como GLX (Gran Luxe Extra) recentemente, passando a adotar termos como Origine (versão de entrada), Tendance (intermediária) e Exclusive (de topo de linha).
Dodge
- SXT – Standard Extra. Representa versões de entrada.
- R/T – Road/Track. Representa versões adaptadas também ao uso fora de estrada, algumas delas de topo de linha.
Fiat
Não utiliza siglas, mas termos como Attractive (versões mais básicas), Essence (intermediárias), Sporting (esportivas e de topo de linha) e T-JET (em referência ao motor turbo).
Ford
- S, SE e SEL – curiosamente, essas siglas não têm significado específico.
- XLT – Extra Luxe Total. Representa algumas versões de topo de linha.
- ST – Sports Technology. Representa as versões esportivas.
Também há a designação Titanium, a mais utilizada para versões de topo de linha.
Honda
- DX – De Luxe. Representa as versões de entrada.
- LX – Luxury. Representa as versões intermediárias.
- EX – Executive. Representa uma das versões mais incrementadas.
- ELX – Electronic Luxe Extra. Representa a versão de topo.
Nissan
Circulam pela Internet explicações diversas para as siglas S (Sport), SV (Sport Value) e SL (Sport Luxury), mas, oficialmente, a informação é de que tais siglas não correspondem a termos específicos, mas funcionam apenas como diferenciação de versões (respectivamente: de entrada, intermediária e de topo).
Peugeot
Há algum tempo já não utiliza siglas, preferindo termos como Active (versão de entrada), Allure (intermediária) e Griffe (de topo de linha).
Renault
Também prefere os nomes às siglas, utilizando termos como Authentique (de entrada), Expression (intermediária), Dynamique e Privilège (ambas podendo ser de topo de linha).
Toyota
- XEi – Extra Executive. Representa a versão intermediária
- X – eXtra. Representa a segunda versão mais modesta do Etios.
- XS – eXtra Standard. Representa a versão intermediária do Etios.
- XLS – eXtra Luxe Standard. Representa a segunda versão mais incrementada do Etios. A de topo de linha ganhou o nome Platinum
Volkswagen
Abandonou siglas no que diz respeito às versões convencionais, que recebem nomes como Trendline (de entrada), Comfortline (intermediária) e Highline (de topo). No entanto, as versões apimentadas seguem recebendo siglas.
- GTI – Gran Turismo Injection
- GTD – Gran Turismo Diesel
- GTE – Gran Turismo Electric
Você pode gostar de: