O sistema de suspensão conecta o veículo às rodas, sendo responsável pela estabilidade, pela absorção de impactos e pelo aumento do atrito entre os pneus e o solo.
As molas fazem parte desse sistema e ajudam a sustentar o peso, controlar a altura do veículo e absorver melhor os impactos e diferenças no asfalto. Para quem deseja rebaixar o carro com segurança, as molas esportivas são a melhor opção.
Elas estão disponíveis para compra nas mais diferentes marcas e características, no entanto, é preciso escolher um jogo de molas que se adapte perfeitamente ao veículo. Com elas, é possível abaixar o carro entre 3 a 4 centímetros (média indicada ao rebaixamento seguro).
Mas como instalá-las?
- O primeiro passo é verificar se o código atende às especificações de aplicação para seu veículo;
- Em seguida, é preciso substituir os batentes originais pelos que compõem o kit;
- As molas devem ser encaixadas na posição correta para evitar mau funcionamento e possíveis ruídos;
- Depois de instaladas é preciso testar o veículo para ver se está tudo em ordem;
- É recomendado ainda, realizar o alinhamento, já que a geometria da suspensão foi alterada;
- Para garantir qualidade na instalação, escolha um profissional especializado no assunto para realizar o serviço.
Atenção!
- Cortar as molas é uma das maneiras mais conhecidas para rebaixar o carro. Essa prática não é recomendada pelas montadoras, pois diminui a estabilidade do veículo e danifica outras peças da suspensão;
- Antes de trocar as molas do seu carro, verifique junto ao Detran do seu estado qual é o procedimento para regularizar a alteração.
Substituição:
Caso não estejam em perfeitas condições, o correto é que as molas esportivas sejam substituídas. Por isso, fique atento a pontos de ferrugem nos elos da mola, coxim do amortecedor danificado, partes descascadas ou trincadas e sensação de forte impacto ao passar em desníveis. Não negligencie a revisão!
Fonte: https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/molas-esportivas-dicas-de-instalacao/