O Conselho Nacional de Transito (Contran) publicou no mês passado a Resolução 667, que regulamenta de vez a obrigatoriedade da luz diurna (DLR) automática para veículos novos.

Todos os veículos listados vendidos a partir de 2023 deverão vir de fábrica com esse dispositivo. Aplicáveis a automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhões tratores, ônibus, micro-ônibus, reboques e semirreboques, novos saídos de fábrica, nacionais ou importados, as regras estabelecem que projetos a partir de 2021 já contenham o dispositivo em questão.

Essas lâmpadas podem ser de LED ou de filamento, desde que a luz branca atinja a intensidade determinada.

Isso significa que a responsabilidade pela iluminação durante o dia ficará a cargo da fabricante, e que o motorista não terá obrigação de saber quando acionar o farol baixo: assim que der a partida, a luz já será acesa.

Apenas em ocasiões muito específicas a iluminação pode ser dispensada: quando o carro estiver circulando por menos de 100 metros a até 10 km/h ou quando estiver parado.

Fontehttp://www.infomoney.com.br/minhas-financas/carros/noticia/6606946/lei-farol-baixo-contran-define-uso-lanterna-durante-dia

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)