Planeje antes
O primeiro passo, quando já se tem o destino definido, é fazer uma estimativa realista do tempo que a viagem irá durar. Isso irá permitir que o motorista se programe para dirigir somente à luz do dia, o que é consideravelmente mais seguro em comparação com a noite e a madrugada Ao calcular esse tempo, é importante planejar também as paradas para um lanche e locais de pernoite, quando necessário.
Às vésperas da viagem, a previsão do tempo deve ser consultada para que se evite viajar sob neblina ou fortes tempestades.
Verifique a manutenção do veículo
Antes de iniciar a viagem, o motorista deve se certificar que o automóvel tem plenas condições de cumprir o trajeto sem danos aos seus componentes. Um check-list de poucos itens pode resolver essa etapa. Comece pelos níveis de água e óleo do motor, verificando sempre antes da primeira partida do dia, pois os fluídos estarão em descanso, de forma que a medição saia correta. Antes de iniciar seu trajeto lembre-se de completar o tanque e aproveitar para verificar as condições dos pneus e calibrá-los, sem esquecer do estepe.
O viajante deve se ater também a falhas da bateria ou barulhos que o veículo possa ter apresentado ultimamente. O ideal é que se faça um agendamento para revisão do veículo na concessionária ou em um mecânico de confiança. Assim, a viagem pode ser feita com a consciência tranquila de que a manutenção está em dia.
Confira também: 06 dicas valiosas para garantir uma viagem segura com seu carro
Bagagem
As malas e mochilas devem ser sempre acomodadas no porta-malas. Nunca coloque bolsas ou objetos em locais que atrapalham a visão dos espelhos ou que podem projetar as bagagens em caso de frenagem abrupta.
O viajante deve ajustar a calibragem dos pneus no caso de carga extra. O peso máximo permitido deve estar informado no manual do veículo.
Caso o motorista opte por transportar seus animais de estimação, eles devem estar, a todo o momento, presos por suportes adequados ou utilizando transportadores.
Dirija com segurança
Uma das lições mais importantes quando estamos aprendendo a dirigir é que não basta dirigir bem por si próprio. É importante estar atento às falhas dos outros motoristas e pedestres. Isso é especialmente verdadeiro quando falamos em férias, fins de semana e feriados. O viajante deve manter uma distância segura do veículo à frente, lembrando que o peso adicional de bagagens e passageiros afeta diretamente o tempo de frenagem do veículo.
Além disso, itens básicos, como cintos de segurança, cadeirinha e bebê-conforto para crianças e faróis, podem significar a diferença entre a vida e a morte em casos de acidentes.
Paradas curtas de duas em duas horas para esticar as pernas são importantes para fazer o sangue circular, espantando o sono, assim como paradas mais longas são necessárias em caso de muito cansaço.
Siga essas dicas e viaje tranquilo.
Fonte: https://garagem360.com.br/dicas-de-seguranca-para-quem-vai-viajar-de-carro/