O sistema de suspensão é composto por amortecedores e molas, sendo responsável pela estabilidade do veículo e por aumentar o atrito entre os pneus e o solo. É esse sistema que garante a segurança e conforto dos ocupantes do carro.
A bandeja de suspensão ou balança é a peça que une a roda com o chassi do carro, permitindo apenas, o movimento vertical. É ela que ajuda a evitar os solavancos do veículo.
Na bandeja estão presentes as buchas de borracha que minimizam o atrito das peças. Quando a bandeja começa a apresentar danos, as buchas começam a se deteriorar, apresentando folgas e ruídos, perdendo assim, sua eficiência. Além dos ruídos frequentes, o alinhamento do veículo também pode ser impactado. Por isso, a importância da troca da badeja.
Mas qual é o prazo certo?
A inspeção preventiva do sistema é recomendada a cada 40 mil quilômetros rodados, mas no caso de problemas na bandeja de suspensão, a troca imediata da peça é a opção mais indicada. Folgas e ruídos durante a direção significam que a peça já não desempenha seu papel com a mesma segurança e eficiência.
Por isso, não protele a troca, pois caso o problema se agrave, há risco de provocar desgaste precoce nos pneus, desconforto e riscos para os ocupantes do veículo. Evite deixar o conserto para ocasiões pontuais, como uma viagem, por exemplo.
Dica:
Procure um profissional de confiança para realizar a manutenção do sistema de suspensão do seu carro.
Fonte: https://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/bandeja-de-suspensao-saiba-quando-trocar/