Os quatro amortecedores são as principais peças da suspensão do carro e servem para absorver os impactos que as rodas recebem, evitando a trepidação excessiva que causa desconforto aos ocupantes e danos ao veículo.

Eles controlam ainda, os movimentos de abertura e fechamento das molas (uma lombada causa o fechamento da mola enquanto um buraco provoca sua abertura), sustentam o alinhamento das rodas e dominam a movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração. Sem esses itens, o veículo saltitaria sobre o solo e oscilaria durante todo o percurso.

Na hora da troca das peças, nossa recomendação é adquirir amortecedores novos, com selo do Inmetro, o que dá a garantia que o produto atenda todos os padrões de qualidade exigidos. Veja outras dicas:

  • Não faça testes por conta própria para saber se os amortecedores estão bons. Só um profissional com equipamentos especializados pode identificar o real problema do seu carro;
  • Fique atento! O ideal é que se troquem os pares dos amortecedores. Muitas oficinas substituem apenas um pelo preço de dois;
  • Passar por lombadas na diagonal não ajuda a preservar os amortecedores. Esse hábito pode danificar o sistema de suspensão. O ideal é diminuir a velocidade e passar em linha reta;
  • Não transporte cargas acima do recomendado;
  • Cuidado ao tunar o carro e modificar sua estrutura. Essa prática danifica os itens da suspensão;
  • Faça o alinhamento e balanceamento do veículo periodicamente, inclusive quando trocar as molas e amortecedores.

A troca preventiva dos amortecedores é indicada antes dos 40 mil quilômetros, no entanto, em alguns casos, o conjunto mola/amortecedor dura mais de 100 mil quilômetros.

Fontehttp://www.widmen.com.br/dicasautomotivas/a-importancia-de-manter-os-amortecedores-em-bom-estado/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)