É muito bom manter seu carro sempre nos trinques. Mas alguns dos hábitos que temos podem prejudicar o carro ao invés de ajudá-lo. Trazemos aqui 5 mitos e verdades sobre a manutenção do seu carro:
1 – Descer em ponto morto economiza combustível (mito) – Deixar o carro em ponto morto nas descidas, a chamada banguela, não traz economia de combustível. Isso acontece devido ao sistema de injeção eletrônica entender que o carro está em marcha-lenta, o que resulta num pedido de combustível maior por parte do sistema. Além disso, é questão de segurança usar o freio motor nas descidas. Portanto, o motorista nunca deve usar a banguela.
2 – Não se deve misturar o combustível (mito) – Os carros flex estão preparados para ter o mesmo rendimento com álcool ou gasolina e com qualquer mistura entre os dois combustíveis. Não existe mais essa história de fazer contas para colocar um percentual de álcool e outro de gasolina. E o motorista pode mudar de um combustível para o outro sem neurose e sem um período para “aclimatação” do novo combustível. Motor não vicia.
3 – Vela sempre falha (verdade) – As velas do carro precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora. Elas podem estar danificadas mesmo sem o motorista notar falhas. O maior problema de defeitos nas velas é o aumento no consumo de combustível. Em caso de uma vela estragada, todo o jogo (geralmente quatro) deve ser trocado.
4 – Ar condicionado aumenta o consumo (verdade) – Ligar o ar provoca, sim, maior gasto de combustível nas cidades, em média de 10% a 20% mais. Porém, na estrada, andar com os vidros abertos a mais de 80 km/h interfere na aerodinâmica do carro. Isso vai fazer que gaste mais com os vidros abertos do que se estivesse com o ar ligado porque a entrada lateral de vento vai interferir no rendimento. Mesmo no inverno, porém, é recomendado ligar o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana para circular o gás e o óleo. Faça isso por 10 minutos para garantir a lubrificação do sistema e evitar ressecamento das peças
5 – Atravessar lombadas com as rodas na diagonal (Mito) – As suspensões dos carros modernos estão preparadas para as lombadas (quebra-molas) portanto o melhor é atravessá-los com o carro reto em baixa velocidade, para ter menos torção no monobloco e não sobrecarregar os amortecedores.
Fonte: http://www.nostrinques.com/2016/09/19/5-mitos-e-verdades-sobre-a-manutencao-do-carro/