O frio já está batendo na nossa porta! E com temperaturas mais baixas, alguns problemas podem aparecer nos veículos. O frio intenso pode afetar equipamentos como limpadores de para-brisa, pneus e componentes de partida do motor, que pode fazer barulhos estranhos. Confira dicas para se precaver e continuar dirigindo com segurança no inverno.
Bateria no frio
Não é só o isolamento térmico que importa com o carro no frio. Você pode estar quentinho, mas os componentes do seu carro podem sofrer. Por exemplo, o tempo frio exige mais da bateria do carro. Baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria reduzindo, por exemplo, sua potência em relação a dias mais quentes.
A dica para esses casos é manter em dia a manutenção preventiva do sistema de partida de seu veículo. A verificação de gasolina no reservatório de partida, em carros flex, aumenta a vida útil da bateria, e previne panes no motor do carro. Você pode perceber a situação da bateria quando der a partida no carro, isso pode te ajudar a verificar a situação em seu carro.
Vale também ficar de olho em sua carga de bateria. Se o motor rodar com lentidão no momento em que gira a chave de partida, é um indício de baixa carga na bateria (ou seja, fique de olhos e ouvidos atentos em relação ao motor). É recomendado procurar saber se ainda há possibilidade de uma recarga, ou se será necessária a troca total do equipamento.
Combustível de carros flex
Carros flex, abastecidos com etanol, podem não pegar com facilidade em dias frios, caso não haja manutenção correta do sistema de partida a frio – que entra em ação somente em temperaturas abaixo de 15ºC.
A principal dica nessa situação é sempre checar a gasolina do tanquinho de partida a frio. Se a gasolina estiver velha, ela perde o poder de queima, e o etanol não consegue, sozinho, atingir a temperatura suficiente para gerar a combustão no motor do veículo.
Velas de ignição
Outro cuidado que o motorista deve ter com o veículo no frio é com as velas de ignição. Se o carro não pegar na primeira tentativa, não se recomenda que continue tentando, pois a ação pode causar encharcamento das velas.
O mais recomendado, nesses casos, é desligar o carro e aguardar um tempo, até que o combustível evapore por completo. Se o carro continuar não pegando, talvez seja necessária uma visita ao mecânico.
Cada fabricante recomenda um tempo diferente para a troca das velas de ignição. No entanto, a recomendação geral é realizar a troca a cada 10 mil quilômetros rodados. Se as velas apresentarem cor escura, pode indicar excesso de combustível ou presença de óleo na câmara de combustão.
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Pneus
Todos os pneus – inclusive estepe – devem ser verificados uma vez por semana, tanto no frio quanto no calor.
O ar frio é mais denso e, por isso, o ar dentro dos pneus também condensam, o que faz reduzir sua pressão. Com a pressão mais baixa, ocorre o aumento da friccção entre os pneus e a rua, o que aumento o consumo do veículo e desgaste.
Limpador de parabrisas
O tempo frio pode ressecar as palhetas dos limpadores de parabrisa feitas de borracha, o que faz com que percam a eficiência na limpeza do vidro. A recomendação contida na maioria dos manuais de carros é que se faça a troca da palheta a cada três meses.
Outra dica é sempre manter limpo e carregado o reservatório de água do limpador de parabrisa, principalmente com o carro no frio. Com o tempo frio e a neblina, o uso desse equipamento tende a aumentar.
E você, tem alguma dica para manter a vida útil do seu carro no frio? Compartilhe com a gente nos comentários!
Fonte: https://www.bidu.com.br/seguro-auto/5-cuidados-carro-no-frio/