Sua oficina não está atraindo o tanto de cliente que você gostaria?

Calma, existem algumas estratégias que você pode adotar para conseguir mudar esse cenário.

Confira 5 delas, neste artigo!

1. Conheça o perfil de seus clientes

Primeiramente, é preciso conhecer como o é o comportamento de cada cliente. Alguns preferem um atendimento mais ágil, enquanto outros optam por uma abordagem mais personalizada.

Portanto, ofereça atendimento diferente para cada cliente.

Faça isso com um bom software de gestão de oficina mecânica. Com ele é possível coletar dados e hábitos de um determinado grupo de consumidores.

Com isso, é possível criar promoções segmentadas para um determinado público, oferecendo um atendimento personalizado e individual.

Implemente um serviço de cadastro completo, em que constem os dados e todos os serviços contratados por aquele cliente.

Além disso,  tenha recursos que possibilitem gerenciar seu estoque, administrar o volume de clientes, acompanhar os serviços que estão sendo prestados, entre outras opções que agilizam o dia a dia de trabalho na sua oficina mecânica.

2. Faça da sua oficina um ambiente agradável

Aquela imagem de oficinas sujas de graxas, com ferramentas pelo chão e pôsteres espalhados pelas paredes é coisa do passado.

A ambientação adequada traz conforto e segurança, além de proporcionar valor para o seu negócio, criando um aspecto mais profissional.

Manter o ambiente limpo e iluminado é essencial para gerar mais credibilidade aos clientes. Quando um veículo chegar, a primeira coisa que o cliente notará é que tudo está organizado e limpo, dando muito segurança para o cliente ao deixar o veículo em suas mãos.

Outro diferencial é o cuidado com o veículo ao chegar em sua oficina. Ofereça capas protetoras para os volantes e câmbios, fotografe o veículo ao dar entrada na oficina e faça marcações importantes como, a medida do combustível e quilometragem rodada.

Tenha certeza que, um tratamento diferenciado atrai novos clientes e fideliza quem já conhece o seu negócio.

3. Excelência no atendimento

Para qualquer empresa, o foco deve ser atrair e manter clientes.

Portanto, construa um atendimento ao cliente de excelência para garantir que eles voltem e tragam mais pessoas para o sua oficina.

Ganhe a confiança do seu cliente oferecendo um serviço e peças de qualidade, pois, se ele gostar e passar a confiar em você, é bem provável que ele te procure sempre que precisar.

Carro não é igual roupa, por isso, quando alguém encontra um mecânico de confiança não o troca por nada, nem mesmo por preços menores.

Para isso, você pode pensar em programas de fidelidade ou recompensa por cada vez que o cliente volte à sua oficina.

Ofereça serviços diferenciados que mostrem que você se interessa pelo seu cliente. Mande lembretes para que ele saiba que chegou a hora de fazer a troca de óleo, ou que está na hora de fazer a revisão preventiva. São detalhes que fazem com que o cliente se sinta único e bem cuidado.

Outra estratégia interessante, é dar garantia de tempo ou quilômetros rodados para os seus clientes. Isso irá mostrar que você confia no seu serviço e transmite segurança para quem está consumindo o seu serviço.

Quando há a fidelização, fica ainda mais fácil conseguir o tão sonhado marketing boca a boca. Que ainda hoje, é a melhor propaganda para os negócios.

Cliente satisfeito gosta de compartilhar sua satisfação e indicar para as pessoas próximas. Contudo, o contrário também é verdadeiro, e tende a acontecer com mais intensidade.

Portanto, cuide bem dos seus clientes para que assim, você consiga atrair cada vez mais.

Uma dica legal, é procurar por uma agência especializada em comunicação para te ajudar nesse processo.

4. Mostre sua oficina

Muitas pessoas costumam procurar por prestadores de serviços na internet. Seja pelo sistema de buscas ou pedido de indicações nas redes sociais.

Portanto, é importante marcar presença também no mundo digital.

Uma maneira de fazer isso, é fornecendo conteúdo informativo que alivia os medos, preocupações e dúvidas dos seus clientes.

Você pode fazer isso através das redes sociais, site e blog. Forneça informações importantes de cuidados com o motor, por exemplo.

Tenha um blog para passar esse tipo de informação e utilize as redes sociais como Facebook para distribuir esses materiais.

Outro tipo de conteúdo relevante é criar materiais que expliquem como um determinado serviço é feito e, porque ele é necessário.

Contudo, é muito interessante que esse conteúdo seja criado por profissionais especializados em comunicação.

5. Crie promoções e campanhas

Esteja preparado para utilizar as datas comemorativas e períodos sazonais para dar descontos especiais ou oferecer vantagens para seus clientes.

Faça promoções especiais para revisões anuais, especialmente perto de feriados e nas férias escolares.

Aposte na fidelização através de benefícios para quem faz manutenção periodicamente na oficina, por exemplo.

Além disso, você pode explorar as estratégias de Marketing Digital para divulgar suas campanhas.

Como citado acima, a internet tem se tornado uma ferramenta de divulgação extremamente poderosa, desde que, utilizada da forma correta.

6. Sua oficina sempre atualizada

Invista em equipamentos e tecnologias atuais e esteja atento às novas demandas do mercado.

A maior parte das pessoas gostam de ver como a tecnologia pode resolver seus problemas, isso também se aplica aos veículos.

Lógico que a compra de ferramentas e dispositivos deve ser algo estudado, analisado e inserido de maneira consciente. Afinal, novas tecnologias, necessitam de novas habilidades.

Então, esteja disposto a investir em treinamento e mão de obra capacitada para o manuseio dessas novas ferramentas.

Seguindo esses paços simples, você manterá sua oficina aberta e terá os resultados que tanto espera.

7. Escolha bem os fornecedores da sua oficina

Além das estratégias citadas, é extremamente importante que seus fornecedores sejam tão confiáveis como você.

Escolha bem seus fornecedores de peças e materiais. Pois, são eles os agentes que agregarão valor aos seus serviços prestados.

Faça parcerias de qualidade, que tenham boas condições, prazos flexíveis e, principalmente, qualidade e garantia.

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