Por ser de difícil identificação e quase não aparecer no veículo, o amortecedor muitas vezes é deixado de lado pelos motoristas. Contudo, é ele quem garante boa parte da dirigibilidade, segurança e conforto do veículo. Além de ser perigoso, rodar com amortecedores danificados deixa o motorista mais cansado.

Testes feitos pela Monroe mostram que o amortecedor com apenas 50% de eficiência pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente o perigo devido ao excesso de trepidações. Além disso, durante uma viagem, as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega no sentido contrário.

O amortecedor é um dos principais itens de segurança veicular. Desgastado ou em más condições, oferece riscos de acidentes. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo.

Os testes mostraram ainda que os amortecedores gastos têm um adicional de dois metros e meio na distância da frenagem, o que aumenta o perigo.

Sistema

Importante salientar que os amortecedores do carro fazem parte de um sistema: o de suspensão. Por isso, se eles estiverem desgastados, vão prejudicar outras peças, além de provocarem desgaste nos pneus. É fundamental fazer a revisão dos amortecedores e de todos os itens da suspensão a cada 10 mil quilômetros.

Fonte: http://economia.terra.com.br/carros-motos/meu-automovel/desgaste-no-amortecedor-aumenta-o-cansaco-do-motorista,3e6264db18103410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)