Carnaval é a melhor época do ano, um grande feriado, todo mundo curtindo – do seu jeito – , e claro, os carros estão trabalhando, e dependendo de como vai ser o seu carnaval, ele pode trabalhar nas mais severas condições de funcionamento. Então vamos lá, descubra os cuidados com o carro para ter um carnaval sem “dor de cabeça”.

Óleo

Nunca, sob hipótese alguma caia na estrada sem antes trocar o óleo, é o lubrificante do motor que vai garantir a perfeita lubrificação entre as peças e prover a troca de calor dos componentes internos.

E o que isso significa ?
Isso quer dizer quem em momentos que o veículo trafega em meio a multidão(sim isso acontece.), onde há pouco espaço, o motor tenderá a esquentar além de sua temperatura de funcionamento, neste momento, um lubrificante já fora do prazo de troca não vai aguentar a alta temperatura atingida e perderá viscosidade, não conseguirá proteger o motor, consequentemente gerando desgaste do motor.

O Funcionamento prolongado em marcha-lenta – para manter o som ligado – prejudica o motor pois devidos as baixas rotações e a compressão da mistura ser mais fraca, há maior probabilidade de contaminação do óleo com o combustível, sem falar na queima incompleta do combustível gerando resíduos e contribuindo para a carbonização do motor. Utilize lubrificante de qualidade e de acordo com especificações da montadora.

Pneus e Suspensão

Bagageiro cheio e acentos todos ocupados, com o carro estando totalmente carregado seu comportamento é diferente, mas a suspensão do veículo foi projetada para atender também esta exigência, desde que seus componentes estejam funcionando perfeitamente.

Verifique o estado das borrachas da suspensão, bieletas e pivores.
O mais importante é ter atenção com amortecedores e molas, é essa dupla que segura o carro na pista e garante segurança em freadas e manobras, amortecedores ou molas sem ação o risco de perca de controle sobe perigosamente.

Um dos fatores mais esquecidos pelos motoristas é a pressão dos pneus, saiba que com o veículo carregado a pressão é maior, pois caso contrário os pneus irão murchar com massa maior aumentando a área de contato com o solo, consequentemente consumo de combustível, desgaste dos componentes da suspensão e direção, possibilidade de aquaplanagem… A pressão correta com o veículo carregado está indicada no manual do proprietário e geralmente na tampa do bocal do tanque de combustível ou na lateral da porta.

Cuidados na manutenção do seu Carro para o Carnaval

Sistema Elétrico

Atenção fãs de som automotivo, sabendo que com certeza seu som passará o carnaval todo ligado, e que muitos proprietários deixam o veículo ligado durante o funcionamento do som, nós advertimos, atenção especial com seu sistema elétrico. A carga sobre o sistema é muito alta, e faz o alternador trabalhar ao máximo.

Caso seu alternador tenha longa quilometragem e ainda não foi aberto, vale a pena abri-lo para uma limpeza e verificação dos componentes internos, aproveite também para trocar as escovas preventivamente.

Peça para o seu mecânico verificar a fiação em pontos críticos, possíveis oxidações no aterramento ou aterramento folgado. E confira os testes de carga do alternador e fuga de corrente do sistema elétrico, com estes pode-se diagnosticar pequenos problemas que podem, quando menos se espera, inutilizar a bateria do veículo.

Não esquecendo de faróis e lanternas, confira o estado dos conectores quanto a oxidação dos pinos e umidade dos mesmo, prevenindo contra possíveis falha nas lâmpadas.

Filtro de Ar

Esquecido por muitos, o filtro de ar garante a qualidade do ar aspirado pelo motor contribuindo para a vida útil do mesmo.
Verifique o estado do filtro você mesmo, é fácil de fazer e de perceber quando está na hora de ser trocado. Viajar com o filtro muito impregnado de sujeira além de comprometer a vida útil do motor, pode em casos extremos aumentar o consumo de óleo lubrificante do motor devido ao nível acentuado de obstrução do fluxo de ar.

Fonte: http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2013/02/cuidados-na-manutencao-do-seu-carro-para-o-carnaval/

Precisa de ajuda? Converse conosco
Entendo que vou abrir uma nova janela de conversa e autorizo o uso dos Cookies para armazenamento de minhas preferências.

Cadastre-se para receber ofertas e dicas para

seu veículo em seu e-mail.

Parabéns! Você receberá todas nossas novidades ;)